1º Dia - Origem / Porto Seguro – Caravelas
Embarque com destino a Porto Seguro. Às 15h30 traslado para Caravelas. Chegada a Caravelas prevista para o final do dia. Acomodação e pernoite.
Entre o 2º e o 4º Dia – Caravelas
Passeios inclusos:
Caminhada cultural por Caravelas, acompanhados por morador local, onde aprenderemos sobre sua origem e história.
Conversa com os gestores do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (ICMBio) sobre questões relacionadas a Unidade de Conservação, com o Reef Check sobre o projeto e metodologia de trabalho e com representantes do Instituto Baleia Jubarte sobre preservação dos cetáceos.
Visita ao Movimento Cultural Arte Manha, que por meio de oficinas de artes e criativas visa desenvolver um trabalho de intervenção social comprometido com o resgate da memória das ricas tradições afro-indígenas regionais, a geração de trabalho e renda, com foco no trabalho cooperativo e na proteção ao meio ambiente.
Duas navegações rumo ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. As águas são transparentes, com visibilidade variável de 5 a 20 metros, relativamente calmas e com profundidade média de 5 metros. As baleias jubarte visitam o Parque nessa época, para procriar e cuidar de seus filhotes. Por conta disso, é grande a chance de observa-las. O barco que usaremos é um catamarã (16 metros / 56 pés). Por ter duplo casco, navega muito bem mesmo com vento e balança consideravelmente menos que um monocasco, diminuindo a possibilidade de enjoo. Almoço frio com saladas e sanduíches incluso.
Visita à Reserva Extrativista do Cassurubá, com caminhada pela restinga no povoado de Miringaba. Conversa com pescadores artesanais com demonstração de suas atividades e vivência no mangue, acompanhados de guias locais.
5º Dia – Caravelas – Porto Seguro
Parques Nacionais do Descobrimento e Monte Pascoal
Saída com destino a Porto Seguro. No trajeto, paradas para visita aos Parques Nacionais do Descobrimento, que abriga a Mata Atlântica e uma surpreendente diversidade de fauna e flora, e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, a primeira porção de terra avistada por Pedro Alvares Cabral em 1500, com pequenas caminhadas. Para os mais ativos e preparados fisicamente será possível subir o Monte Pascoal. Haverá parada para almoço (não incluso). Chegada em Porto Seguro prevista para o final do dia. Acomodação e pernoite.
6º Dia – Porto Seguro
Passeios inclusos:
Caminhada pela vila histórica de Porto Seguro, com suas ruas de terra batida e monumentos do séc. XVI ao séc. XVIII, como o Marco de Posse (original), Igreja de São Benedito e o singelo conjunto de casinhas coloridas, todas habitadas. Passeio panorâmico pela Cidade Baixa, às margens do Rio Buranhém, com casarões do século XIX, e pelo litoral norte contemplando as praias urbanas até a Coroa Vermelha, local da chegada de Cabral em 1.500.
Entardecer em Arraial d´Ajuda visitando locais históricos como a Igreja N. Sra D´Ajuda, o mirante para vermos a despedida do dia, caminhada pela vila e tempo livre para apreciar vários estilos de músicas sendo executadas ao vivo em praças de alimentação ou restaurantes.
7º Dia – Porto Seguro
Dia livre para atividades independentes.
8º Dia – Porto Seguro / Origem
Saída às 09h para o aeroporto de Porto Seguro e embarque com destino à cidade de origem. Recomendamos reservas voos com saída a partir das 12h00.
"A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita no roteiro dia a dia, ou seja, poderá ser alterada a critério do guia/receptivo local.
INCLUI:
Hospedagem com café da manhã em Caravelas e Porto Seguro, transporte terrestre Porto Seguro-Caravelas-Porto Seguro, passeios inclusos conforme o descritivo incluindo as taxas dos locais visitados, alimentação (almoço frio com saladas e sanduíches durante as navegações a Abrolhos e equipamentos a bordo: roupa de neoprene, lanternas, nadadeiras, máscara e snorkel). Seguro Viagem e Mochila Ambiental.
NÃO INCLUI:
Passagem aérea, despesas pessoais, refeições e bebidas extras quando não mencionadas como inclusas e durante os transportes, toda e qualquer despesa que não estiver citada em “itens incluídos”.